JESUS, O DOGMÁTICO

Dogmático: É aquele que defende a existência de verdades absolutas. Jesus Cristo mostrou-se dogmático em matéria sw religião, segundo o registro dos evangelistas. vejamos alguns exemplos.

1 - Quanto ao Conhecimento de Deus:

(MT 11:27) - Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

(JO 17:3) - E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

2 - Quanto ao Caminho para se chegar até Deus:

(JO 14:6) - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

(MT 7:14) - porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

3 - Quanto a Natureza Pecadora do Homem:

(MC 7:15) - Nada há fora do homem que, entrando nele, o que possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina.

(JO 8:34) - Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.

4 - Quanto a Possibilidade do Homem produzir a sua Própria Salvação:

(MT 19:25) - Ouvindo isto, os discípulos ficaram grandemente maravilhados e disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo?
(MT 19:26) - Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.

(JO 6:44) - Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

5 - Quanto a Possibilidade de servir a dois Senhores Simultaneamente:

(MT 6:24) - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

(MT 16:24) - Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

6 - Quanto a Adoração de Deus:

(JO 4:23) - Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
(JO 4:24) - Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

(MT 4:10) - Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.

7 - Quanto a Possibilidade de um Cristão perder a sua Salvação ou mudar de Senhor:

(JO 6:37) - Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

(JO 10:29) - Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

8 - Quanto a Possibilidade de Satisfação Espiritual Fora de Jesus Cristo:

(JO 3:36) - Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

(JO 6:35) - Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.

9 - Quanto a Certeza da Ressurreição do Corpo e o Julgamento Final:

(JO 5:28) - Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:
(JO 5:29) - os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.

(MT 25:46) - E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.

10 - Quanto ao Amor de Deus pelo Pecador:

(JO 15:13) - Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.

(JO 3:16) - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário