CRESCIMENTO DA OBEDIÊNCIA

Em que você está crescendo?

Duas mulheres conversavam dentro do ônibus que eu estava. Uma comentava para a outra: “Ah, como gostaria que este meu filho ficasse sempre criança. Quando eles crescem ficam desobedientes e malcriados”. A outra senhora concordou.

Antes de descer do ônibus voltei-me para aquela quetinha o filhinho ali do lado e disse: “Minha senhora, não é a desobediência que cresce, é a criança que cresce!”

Muitas vezes rimos das desobediências das crianças pequenas, achamos engraçadinha aquela atitude de rebeldia e voluntariedade. Mas quando a criança cresce, manifesta a mesma desobediência de maneira proporcional á sua maturidade ficamos chocados. Se este é um aspecto negativo quando falamos da desobediência, também é válido para a obediência e todas as outras capacidades.

Não é possível que capacidades como a obediência, a disciplina, a misericórdia, a santidade cresçam isoladamente de outras capacidades em uma esfera da sua vida. É você, como um todo que cresce na obediência, na disciplina, na misericórdia. Esse desenvolvimento é proporcional á sua maturidade, á sua idade, ás suas experiências de vida.

Quem cresce em obediência a Deus nota como outras capacidades acompanham esse amadurecimento. (I Pedro 1:5-7) Esse desenvolvimento trás alterações em cada esfera de sua vida e não somente na chamada “vida espiritual”. Este é o crescimento natural, integral da vida. É assim que Deus planejou o seu, o meu e o nosso crescimento. Isso é santidade! (1 Pedro 3:18)

Referências Bibliográficas

Versão bíblica: Nova Versão Internacional da Bíblia – NVI, os textos citados nessa mensagem são extraídos desta versão. É oportuno consultar outras versões. Na comparação o leitor apreende o melhor sentido do texto.

II Pedro 1:5-7 “Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; 6 ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; 7 à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. 8 Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.”

1Pedro 3:18 “Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.”